sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vamos ilustrar algumas histórias? PARTE 2

Jesus e os Discipulos


 João Batista no deserto



 Lazaro





 Noemi e Rute





O sonho de Jacó




Vamos ilustrar algumas histórias? PARTE 1

A natureza diz que Deus a ama




Abraão e Isaque



 Ana e Samuel






 Daniel, Nabucodonozor, Sadraque, Mesaque, Abdnego


 Davi salvando a ovelha do leão




Faraó e Moisés Jovens


Faraó e Moisés Adultos


Jacó, José e a túnica colorida

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Maternal Lição 4 - Deus criou as aves


Base bíblica: Gênesis 1



Versículo base: “Todas as coisas foram feitas por ele.” João 1.3


Objetivo: Reconhecer a Deus como criador, através das atividades propostas.


Material: penas coloridas, giz de cera, cola, Bíblia, figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade nº 4 para cada criança.



História: Quem criou as flores, as estrelas e a lua? Isso mesmo! Deus fez todas as coisas. Ele fez o mundo. Ao fazer o mundo, Ele criou os bichos e os passarinhos para enfeitar. Os passarinhos cantam louvando a Deus que tudo criou. Deus fez todas as coisas para você e para mim. Ele é bom! Ele é o Criador.
Atividade: distribua as folhas. Pegue as penas coloridas e a cola. Passe cola na figura e oriente as crianças como irão colar as peninhas e depois colorir o desenho.
















Maternal lição 3 - Deus criou as flores

Base bíblica: Gênesis 1

Versículo base: “Todas as coisas foram feitas por ele.”  João 1.3

Objetivo: Que as crianças entendam que Deus é o Criador de todas as coisas que há no céu e na terra.

Material: areia lavada, peneirada, giz de cera, cola, Bíblia, figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade nº 3 para cada criança.

História: Deus faz coisas maravilhosas. Ele fez o sol, a lua e as estrelas. Ele falou e tudo foi criado. As flores foram criadas por Deus. Ele as criou cheias de cores e perfumes. Deus faz todas as coisas bonitas para você e para mim. Obrigado Deus, pelas lindas flores!

Atividade: distribua as folhas. Providencie alguns potes com areia lavada e cola. As crianças passam cola nas pétalas das flores e depois jogam um pouco de areia por cima, retirando o excesso. Depois elas pintam o caule e as folhas.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Leis da Casa Segura

- Lei contra sufocamento
Nunca deixe sacos plásticos ou objetos pequenos ao alcance de crianças.

- Lei contra queimaduras
Nunca deixe crianças perto de fogão aceso, panelas e recipientes com líquidos quentes.
 
- Lei contra quedas
Coloque proteçoes em janelas e escadas. Nao deixe bebes sozinhos em camas ou trocadores.
 
- Lei contra afogamento
Feche a tampa do vaso sanitário e a porta dos banheiros. Não deixe baldes com água ao alcance das crianças.
 
- Lei contra intoxicaçao
Mantenha fora do alcance de crianças produtos tóxicos.

Para uma criança, tudo é brincadeira.
 
Mais informações sobre acidentes com crianças e prevenção:


*Fonte (ABIB, Simone de Campos Vieira. Prevenção de acidentes com crianças. Artigo apresentado no I Fórum de Prevenção de Acidentes com crianças. Sao Paulo, 2004).** Elaborado pela agencia JWT.
www.criancasegura.org.br A página traz dados sobre os acidentes - trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações entre outros - além de dicas de prevenção, notícias sobre iniciativas voltadas ao incentivo e criação de políticas públicas e informaçoes sobre os programas de mobilizaçao realizados em parcerias com escolas e outras entidades. O site também disponibiliza publicaçoes e folhetos sobre o tema, links úteis e um espaço para doações. A ONG Criança Segura atua na promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos desde 2001 no Brasil.O Instituto zeroAseis coloca-se a disposição de todos os interessados e, em especial, com os representantes formais da sociedade (gestores, secretarias municipais ou estaduais) em atuações relacionadas a políticas públicas de prevençao de traumas e acidentes nas áreas da educação, assistencia social e da saúde. Caso haja interesse na implantação de um programa de prevenção de acidentes com crianças em sua comunidade, escola, cidade, creche ou região, por favor, contate- nos.

A Centésima Ovelha

Texto base: Lucas 15:1-7 e Salmo 23
Versículo: "O Senhor é meu pastor; de nada terei falta." Salmo 23:1

Jesus como sempre fazia, no meio de uma grande multidão, começou a contar uma história: Um pastor tinha cem ovelhas. Ele cuidava delas com muito carinho. Até sabia o nome de cada uma. Todos os dias ele levava as ovelhas para um lugar com sombra e muita grama verdinha para elas descansarem. Mas uma das ovelhas saiu do grupo sem que ele visse e não conseguiu voltar, pois se enroscou em alguns galhos. Ao perceber que estava faltando uma ovelha, o pastor levou as outras para o aprisco e saiu a procurá-la. Ele a encontrou, levou para casa e cuidou de suas feridas.

Sugestão de Atividades

1- Monte uma linda máscara de ovelha e trabalhe com as crianças




2- Enfeite as ovelhinhas com algodão para ficar fofinha


 

3) Recorte e monte o cenário





4) Ilustração 


 Ensinando o versículo

Maternal lição 2 - Deus criou a lua e as estrelas

Base bíblica: Gênesis 1

Versículo base: “E disse Deus: Haja luminares” Gênesis 1.14


Objetivo: Através do ensino da Palavra de Deus, levar o aluno a reconhecer que Deus é o Criador de todas as coisas.

Material: Cola, glitter, giz de cera, Bíblia, figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade nº 2 para cada criança.

História: Deus criou todas as coisas. Ele fez coisas maravilhosas! Quando você colha para o céu durante a noite, o que você vê? Muito bem! Você ê as estrelas. Vê também a lua. No começo não existia a lua nem as estrelas. O céu era escuro. Por isso Deus mandou que no céu aparecessem muitas estrelas e a grande lua. Deus é bom! Ele tudo criou. Todas as coisas pertencem ao nosso Deus.


Atividade: distribua as folhas. Oriente as crianças com a cola para as estrelinhas, depois jogar glitter por cima. Peça que pintem o trabalhinho depois.



Maternal lição 1 - Deus criou o sol

Base bíblica: Gênesis 1
Versículo base: “E disse Deus: Haja luminares” Gênesis 1.14
Objetivo: Proporcionar à crianças, meios para que ela reconheça a Deus com o Todo-Poderoso e criador de todas as coisas.
Material: fios de lã amarela, giz de cera, cola, Bíblia, Figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade nº 1 para cada criança.
História: Quem criou todas as coisas? Muito bem! Foi Deus quem criou o mundo. Tudo no começo era muito escuro. Então Deus resolveu tornar o mundo bonito e criou coisas maravilhosas. Primeiro, a terra precisava de luz, Assim, Deus fez o sol, com uma luz forte para clarear o dia. Deus é bom! Ele tudo criou, então, todas as coisas pertencem ao nosso Deus.
Atividade: distribua as folhas. Providencie os fios de lã já cortados e a cola. Trabalhe com as crianças colando os fios nos lugares indicados. Depois deixe-as pintar com giz de cera.

 
Desenvolvido por Reneide Criações
Scraps por JAELOP DESIGNS